Shame on me ou como o homem do saco ainda está vivo!

Não tenho quase recordação nenhuma das tardes que passava, enquanto criança, na minha avó com a minha madrinha. Há, no entanto, um episódio que me marcou durante algum tempo e que não esqueço: o velho do saco.
Lembro-me de estar no quarto de uma delas e de ambas estarem desesperadas para que eu adormecesse. Lembraram-se então de invocar o dito senhor, alegando que ele me levaria no dito saco, caso eu não dormisse de imediato. Não sei se adormeci ou não, mas sei que o medo do velho do saco ficou. Acho que esse receio me acompanhou porque um dos vizinhos da minha avó era um velhinho que andava sempre com um saco de pano preto às costas (era, sei-o agora, para apanhar erva para os coelhos). Pensava, sempre que o via, que ele me vinha buscar...

Nunca me passou pela cabeça inventar uma figura desse género para assustar o meu filho... até que a minha paciência se esgotou!
Depois do banho, o puto fica eléctrico e pula em cima da cama e foge-me e eu quero pôr a fralda e ele não deixa e quero vesti-lo e ele nada e eu estava com uma barrigona daquelas, cansada e já fartinha daquela cena toda e passaram-se minutos que me pareceram horas e disse-lhe "olha que vem aí o polícia e leva-te".
Foi tiro e queda! Deitou-se na cama e deixou-se fazer enquanto eu apimentava a coisa "se não te vestes, o polícia leva-te e ficas longe da mamã". 5 minutos e a coisa estava arrumada.
Já chegámos ao cúmulo de tocar à porta e dizer-lhe que era a polícia. Resultado: roupas e fralda postas em menos de 5 minutos.
Não recorro à figura do senhor guarda diariamente mas de tempos a tempos, dá-me jeito!
Que vergonha assustar assim o meu filho mas há momentos em que nenhuma pedagogia politicamente correcta resulta ou me ocorre !

Comentários

bicho ruim disse…
Shame on you... LOL! Que queres que comente? às vezes fazemos certas coisas que sempre dissemos que nunca iríamos fazer... mordemos a língua! Bom, até agora não inventei nada do género. Quando se porta mal, vai de castigo virada para uma parede e eu conto até 10. Fica danadíssima, mas resulta!Não estou com isto a julgar ninguém, já me deixei disso há muito! És corajosa em admiti-lo. Ninguém é perfeito e mães perfeitas é coisa que nunca haverá. beijo!
Patrícia disse…
Até hoje não foi preciso chamar o "velho do saco"!!!
O castigo ou uma palmada têm chegado!
No meu tempo, também falavam do "velho do saco", mas para mim "ameaçavam" com a "Maria das unhas"!
E o medo que eu tinha dela...

Bjs
Cáti disse…
Eu que (ainda) não sou mãe, lembro da minha mãe fazer isso ao meu irmão, exactamente com a mesma figura do homem do saco, que calhou um dia ver na janela de casa e desde então ficou. Acho que nunca traumatizou ninguém e, tal como acontece convosco, o desespero da minha mãe fez com que essa figura entrasse de vez em quando na vida do meu irmão para ele comer, se vestir, etc. Não te culpes por isso, na devida idade explicas que afinal o polícia é bom, é suposto ser uma figura de segurança e não de maldade, mas isso ele também vai aprendendo com a vida, os amigos, a escola... até porque esse argumento não vai durar para sempre, não te iludas! lol
Mamã Pirata disse…
O Padrinho do Pirata tem por "habito" falar no sarronca(homem do saco) para a filha mais pequena se vestir ou comer.Acho que n é pecado nenhum e em todas as casas existe um "sarronca".
Eu tb já dei comigo "apelar ao Policia" para ele se deixar vestir e calçar...eles conseguem dar 500 pulos e nós ali em tentativas frustadas para os vestir ,nem o frio após o banho o demove.

Mas...o meu Pirata n vai em cantigas de sarroncas e quando falo nisso é em jeito de brincadeira que ele proprio já se ri e faz um som esquesito:))

Moral da história minha amiga sao todos iguais...

Bjs aos manos "traquinas".
Madame Pirulitos disse…
Eu usso de tempos a tempos o da polícia, quando eles tiram os cintos das cadeiras e tentam levantar-se (principlamente o manel). Aí digo, olha que a polícia está ali e leva-os presos. Não é bem uma mentira, pois não? A realidade também pode ser assustadora:)


Estive ontem a ler o teu blog todo. Gosto de ler tudo quando me interesso por alguém:):) Gostei bastante!!
Raquel Ribeiro disse…
oh pá! ás vezes dá jeito tentar assustá-los!!! é uma mãe como todas as outras que se deseperam e ficam sem mais armas...
bjs
Arranja outra "imagem" que não a do polícia... Afinal eles são para nos defender e supostamente serão eles que devemos procurar numa emergência... Só para ele não ver no policia uma figura má que o pode levar para longe...
Anónimo disse…
Eu ainda não recorri a essa tecnica mas se for preciso e der jeito, porque não. é bom que tenham medo de figuras más, elas não faltam por ai.
Agora o que não concordo é que tenhas escolhido o policia para figura má. Um dia se ele se perder e vir um policia se calhar em vez de ir ter com ele , foge.
beijocas
Pois é.. a velha teoria nem sempre ajuda. lol... ele há-de rir com esta história.
Espero que estejam os 4 bem e que o mais novinh ;-) continue meiguinho com os papás ;-)
bjs
pekala disse…
eu tbm nunca utilizei o polícia,afinal estou sempre a dizer-lhe que os polícias são nossos amigos e ajudam-nos quando precisamos.cá por casa é a Bruxa:)
sofia disse…
tenho de arranjar uma figura assim cá para casa!
Anónimo disse…
Eu percebo... há alturas que nada funciona mesmo! Nem falar alto (eles riem), nem uma palmada na mão (eles riem), nem dizer põe-te quieto!(eles riem), enfim... Confesso que ontem, estava eu sozinha com eles numa pastelaria, não tinham dormido à tarde e estavam cá com uma breca, e o Lourenço sempre a fugir de mim, resolvi ir ao ouvido dele e dizer que se ele fugisse do pé da mamã que podia vir um senhor e levá-lo... ficou quietinho perto de mim a olhar para a porta...

Bjinho
Mariah disse…
Eu tenho consigo resitir à tentação de recorrer aos "bichos maus", não sem é por quanto tempo!!
A foto abaixo do teu bebé é uma delícia!!!!
Beijos
Raposa disse…
Oi! Só hoje pude dedicar-me a ver os blogues. Muitos Parabéns!!!!! vi as fotos, são lindos!!!! Os 2!!!!
sofia disse…
Eu também me lembro do homem do saco
era terrivel
Lembro-me de ficar a espreitar à janela se não passava nenhum homem com sacos